Aos meus alunos

Gostaria de poder expressar toda a minha alegria e orgulho por poder ter feito parte da vida de vocês nos últimos dezoito meses. Nossa caminhada não foi fácil, porém foi compensadora. Agora deixo de falar com vocês como alunos e passo a ser colega de profissão. E como tal (e com um pouquinho mais de experiência que vocês) gostaria de deixar algumas dicas que acho vão ajudar vocês no futuro que os aguarda.

Amo muito o que faço, porém demorei alguns anos para perceber este sentimento. Talvez vocês já tenham este sentimento ou ainda o tenham adormecido, porém ele está ali, na espreita, apenas esperando a hora certa de aparecer. Amar o que se faz é um grande passo para o sucesso, seja ele de qualquer forma que vocês o concebam. Na ardua tarefa de lutar o dia a dia da profissão vocês vão precisar deste alento e acima de tudo de Deus. Somente com ele e por ele superei muitas dificuldades que apareceram em minha jornada e que creio aparecerão na de vocês.

Não acreditem naqueles que disserem que vocês são incapazes de realizar determinadas tarefas ou que nunca conseguirão chegar a qualquer lugar. Muitos pessoas não tem a capacidade e oportunidade que vocês tiveram e nem sempre entendem o mundo que os vossos olhos são capazes de ver. Tenham compaixão delas pois, em sua ignorância, não sabem o que dizem. Seus únicos obstáculos são vocês mesmos e sua vontade de atingir seus sonhos e objetivos.

Lutem sempre por justiça e honestidade em nossa profissão, pois é dela que dependerá vosso sustento, de seus filhos, de sua família e de muitas outras famílias e colegas que cruzarão vosso caminho. Lembrem da responsabilidade de vossos atos e da infinita capacidade que vocês tem em praticar o bem. Acreditem no ser humano, cheio de defeitos, problemas, erros, porém dotado da capacidade de tranformar o mundo.

Não desistam nunca! Lembrem que no pouco tempo que vocês frequentaram esta escola receberam as ferramentas básicas para desenvolverem seu trabalho com inteligência e dignidade. Porém a escola não nos fornece tudo: temos de aprender sempre e isto não acaba nunca. Estudem sempre: agora por amor a profissão e não mais por obrigação.
Nenhum livro neste mundo poderá ensinar a vocês todos os segredos de qualquer profissão, porém é atraves deles que vocês aprenderão como encontra-los.

Tenham a mente aberta a novas oportunidades e idéias, e acreditem que nem sempre aquele que tem algo a vos ensinar necessariamente é um doutor. Meus maiores mestres foram pessoas simples, com ideias simples, mas com muito amor no coração.

Ouçam sempre a todos e estejam preparados para a crítica construtiva. Vocês nunca saberão tudo. Ninguém sabe e ninguém nunca saberá. Mas espero que vocês tenham sempre a sensação de sabem mais hoje que ontem.

Aproveitem seu trabalho com alegria e por mais simples que o mesmo possa parecer ele é motivo de orgulho. E mesmo que, no momento não seja o que vocês idealizam para a profissão que estudaram, ele é um caminho a ser seguido e as experiências dele valiosas.

Hoje estive em nossa sala de aula vazia onde tantas vezes nos encontramos, ora cansados, ora alegres, ora tristes. E surgiu uma saudade e um sentimento de que aqueles momentos não voltam mais e somente ficaram as lembranças. Poderia ter ficado triste, porém sei que cumpri de certa forma minha tarefa com amor e dedicação e isto aqueceu meu coração.

Agora posso desejar a você boa sorte colegas de profissão e que Deus possa sempre abençoar vossos passos e que cada um de vocês possa ser luz que sempre brilha a iluminar os caminhos deste mundo.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
1 Coríntios 13:8
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
1 Coríntios 13:8

Comentários

Postagens mais visitadas