Feliz Páscoa


Como todo mundo nesta época fica tomado pelo espírito do Natal e resolve enviar mensagens de felicitações, esperança e paz, resolvi escrever também. Mas não desanime: prometo ser breve.

É interessante notar que esta época nos faz, pelo menos, tentar ser melhores. Um pouco mais positivos, menos egoístas, um pouco mais humanos. Não sei se por influência dos meios de comunicação ou por nossa tradição cristã tentamos ser melhores, nem que seja por alguns dias. Parece um pouco de hipocrisia já que passamos muitos de nossos dias indiferentes ao próximo e seu infortúnio. Corremos muito e as razões de tanta pressa muitas vezes se perdem pelo caminho. Trabalhamos muito para viver melhor e vivemos de maneira pior por trabalhar tanto. E nos angustiamos tanto por tão pouco! Viver é uma dádiva e nunca deveria ser um martírio. Eu, particularmente, acho que tentamos tanto ser perfeitos, ganhar mais dinheiro e  reconhecimento que nos esquecemos de nossa fragilidade e condição de seres completamente imperfeitos. Aliás, perfeitos nunca seremos e buscar tal coisa é perda de tempo. E acho que disto se trata realmente o Natal.

Quando Cristo esteve entre nós ele nunca deixou de entender que apesar de todas nossas conquistas, desenvolvimentos e achados nunca deixamos de ser imperfeitos, inseguros e carentes de amor. E através deste mesmo amor Ele nos mostrou que devemos amar uns aos outros, pois no final, não somos tão diferentes. E que o nosso maior inimigo somos nós mesmos. E eu acredito, pessoalmente, que a felicidade e o Reino dos Céus de que Ele tanto falou dependem muito de nós mesmo. Ele sabia que a tarefa de nos mostrar que a mudança em nossas atitudes nos deixaria mais felizes e completos como seres humanos seria muito difícil e não poupou nem mesmo sua própria vida para que esta mensagem fosse anunciada.

Creio firmemente que tudo aquilo por que corremos e buscamos loucamente poderia ser mais simples se nos dispuséssemos a tentar mudar um pouco dia a dia e nos responsabilizar um pouco pelo próximo. Tentar amar e tolerar um pouco as imperfeições do outro, já que não devemos esquecer que somos tão ou mais imperfeitos que ele. As mudanças são difíceis, pois temos esta habilidade de adaptação às condições mais adversas que nos garantiu viver e dominar como espécie no planeta, mas que também nos condena a nos adaptar a viver em condições péssimas. Assim vivemos em uma zona de conforto que nos aliena e nos remete a mundo muito triste, pequeno e solitário.

Gostaria de todo o meu coração que neste Natal, e principalmente, depois dele pudéssemos tentar o mais difícil, ou seja, mudar. Para isto uma pequena atitude de amor, gentileza e compaixão seriam bem vindas. Mas não se angustie: pode ser que você não consiga das primeiras vezes e mesmo fique frustrado com a resposta ou atitude de seu próximo. Não desista nunca.  Lembre que Cristo nunca desistiu. Pode ser que você passe a sua vida toda tentando e nunca realmente colha grandes frutos, porém posso te dizer com certeza que as sementes que você plantou vão dar grandes árvores.
Do todo meu coração te desejo um Natal diferente, da mesma forma que Cristo sempre desejou: sem presentes, sem ceia, sem Papai Noel, mas com a certeza que você amou intensamente seu próximo e que no dia 26 o amará ainda mais.

Que Deus nos abençoe

P.S.: O título pode parecer fora de época, mas tem tudo haver com renascimento. E além disso chamou sua atenção!

Comentários

Postagens mais visitadas